As cidades mais antigas do Brasil

As cidades mais antigas do Brasil


O Brasil foi descoberto em 1500 por Pedro Alvares Cabral, porém as primeiras vilas e cidades do país, só inicialmente surgiram 30 anos depois da vinda de Cabral.

Já as cidades mais antigas do Brasil são ricas em história, com prédios históricos e pontos turísticos que atraem visitantes de todo o país. Elas representam, em grande parte, o período primordial do país enquanto ainda era uma colônia de Portugal, com algumas sendo ricos centros urbanos, como Recife, Salvador, Vitória e São Vicente.

A grande maioria se localiza no litoral, uma vez que os portugueses ocuparam primeiramente essa área após chegarem ao país. Era através do litoral que eles traziam suas mercadorias e escravos, facilitando o comércio entre a metrópole e a colônia.

 

10. Vitória (Espírito Santo)

10. Vitória (Espírito Santo)

Fundação: 1551

A capital do Espírito Santo, foi fundada 16 anos após Vila Velha, cujo primeiro nome foi Vila Nova. O arquipélago contém catedrais, casas e igrejas que remetem a diferentes épocas da história brasileira. Vitória recebeu esse nome em homenagem a uma “Vitória”, sobre os índios Tamoios, que habitavam a região e forçaram a troca de capital da capitania de Espírito Santo, que antes era a atual “Vila Velha”.

 

9. Salvador (Bahia)

9. Salvador (Bahia)

Fundação: 1549

Salvador foi a primeira capital da colônia, funcionando como sede para a administração feita por Portugal. É uma cidade muito rica em história e gastronomia, com alguns dos pontos turísticos mais marcantes do país, como o Largo do Pelourinho.

 

8. São Mateus (Espírito Santo)

8. São Mateus (Espírito Santo)

Fundação: 1544

São Mateus é a segunda cidade mais antiga do estado do Espírito Santo, cujo nome foi dado pelo Padre José de Anchieta. Muitos africanos chegavam ao território da colônia através dessa área, que posteriormente também recebeu imigrantes vindos da Itália.

 

7. Iguape (São Paulo)

7. Iguape (São Paulo)

Fundação: 1538

Iguape é a maior cidade em termos de extensão territorial no estado de São Paulo, diferentemente do que se poderia pensar. Suas casas e igrejas fazem parte de conjuntos de arquitetura colonial que foram preservados, possuindo um centro histórico rico no estado.

 

6. Recife (Pernambuco)

6. Recife (Pernambuco)

Fundação: 1537

Recife, além de ser uma das cidades mais antigas do Brasil, foi também uma das mais importantes no período colonial. Recife era um dos portos do Brasil, por onde muitos produtos, artigos de luxo e escravos entravam no território da colônia.

Hoje, a cidade é reconhecida por sua produção cultural, suas belas praias, o carnaval marcante e os prédios históricos.

 

5. Igarassu (Pernambuco)

5. Igarassu (Pernambuco)

Fundação: 1535

Uma das cidades mais antigas do Brasil, seu nome significa “navio” ou “canoa grande” na origem Tupi. Situa-se na área metropolitana do Recife, estado do Pernambuco, e foi palco de conflitos entre portugueses e índios.

 

4. Vila Velha (Espírito Santo)

4. Vila Velha (Espírito Santo)

Fundação: 1535

Vila Velha foi fundada por Vasco Fernandes Coutinho, que detinha a capitania do Espírito Santo no período do Brasil colônia, na época das capitanias hereditárias. Conhecida inicialmente como Vila do Espírito Santo e foi sede da capitania até 1551, possuindo como pontos históricos como o Farol de Santa Luzia e o Convento da Penha.

 

3. Olinda (Pernambuco)

3. Olinda (Pernambuco)

Fundação: 1535

Olinda foi fundada em 1535 pelos portugueses e foi uma das primeiras cidades do Brasil. Localizada na região metropolitana de Recife, a cidade foi ocupada pelos holandeses no século XVII, mas foi reconquistada pelos portugueses em 1654, sendo um importante centro econômico e cultural durante o período colonial.

 

2. São Vicente (São Paulo)

2. São Vicente (São Paulo)

Fundação: 1532

São Vicente é um município brasileiro do estado de São Paulo, fundada em 22 de janeiro de 1532 por Martim Afonso de Sousa. Está localizada na Baixada Santista ao lado da cidade de Santos e foi batizada de Vila de São Vicente em homenagem a São Vicente Ferrer, um santo católico que era muito popular na época. A cidade está localizada na ilha de São Vicente, que na época era habitada por índios tupinambás.

 

1. Cananéia (São Paulo)

1. Cananéia (São Paulo)

Fundação: 1531

Em 24 de janeiro de 1502, chegava na região atual de Cananéia uma expedição exploratória com Gaspar de Lemos e Américo Vespúcio no comando, visando reivindicar e demarcar as novas terras e nomearam nos seus diários de navegação a região de Maratayama (antigo nome de Cananéia registrado no diário de navegação da expedição, Mara = mar e Tayama = terra). Anos depois, em agosto de 1531, Portugal enviou mais uma expedição, sob o comando de Martim Afonso de Sousa, que chegou na comunidade de Maratayama. Este ano é considerado o da fundação oficial da Vila.

Controvérsia entre Cananéia e São Vicente

Devido à falta de documentos consistentes que comprovem a criação da comunidade de Maratayama, fica estabelecida uma controvérsia sobre qual seria a cidade mais antiga do Brasil: Cananéia ou São Vicente? Já que Martim Afonso de Sousa após chegar em Maratayama em 1531 e de ter partido dessa região, percorreu todo o litoral até a foz do rio da Prata, onde sobreviveu a um naufrágio, como desdobramento de sua missão, retornou à região de São Vicente em janeiro de 1532 fundando a a Vila de São Vicente no litoral norte de São Paulo.

Já Maratayana foi registrada como Vila apenas no diário de navegação, mas onde já vivia junto com indígenas Cosme Fernandes o primeiro europeu a morar nas Américas. Cosme Fernandes foi um fidalgo deixado naquela região por Américo Vespúcio em 1502 para assegurar as possessões portuguesas.

 

Localização

 

Artigos Relacionados

Alex Sandro

Alex Sandro

Publicitário formado pela FURB e autor de Mega Interessante. blogueiro desde os 13 anos. Amante do cinema, geek e rock n' roll.

Comentários

Post Anterior Yakutsk, a Cidade mais Fria do Mundo
Próximo Post As maiores cidades da Alemanha