As Principais Tribos Indígenas dos EUA

Os Navajo, maior tribo indígena dos EUA, habitam Arizona, Novo México e Utah. Reconhecidos como pastores e artesãos, destacaram-se na Segunda Guerra Mundial com os "Code Talkers". Falam Diné bizaad, vivem em território de 16 milhões de acres e possuem uma sociedade matriarcal com habitações tradicionais feitas de pedras ou troncos.

Navajo (Diné)

Os Apache, originários do sudoeste dos EUA, são um grupo de tribos nativas americanas conhecidas por sua habilidade em guerrilhas e líderes como Gerônimo. Nômades, habitavam vastas regiões, mas enfrentaram destruição pelo exército americano no século XIX, vítima de políticas de limpeza étnica durante a colonização do oeste americano.

Apache

Os Sioux, famosos pela bravura em batalhas como a de Little Bighorn, liderados por Touro Sentado e Cavalo Louco, habitavam as Grandes Planícies. Sua rica tradição oral preserva história e espiritualidade. Sua língua, Siuano, destacava-se na América do Norte, refletindo sua rica cultura e influência nas Grandes Planícies.

Sioux  (Dakota, Lakota e Nakota)

Os Cherokees, indígenas iroqueses do sul dos EUA, habitavam regiões como Carolina do Norte e Tennessee. Com cultura tradicional e língua tonal, são a maior tribo reconhecida nos EUA, com 310 mil membros. Sua história inclui conflitos, como a remoção forçada nos anos 1830. Cultura preservada em locais como Oconaluftee.

Cherokee

Os Iroquois, ou Haudenosaunee, influenciaram a democracia americana com sua Confederação das Seis Nações. Viviam na região dos Grandes Lagos, cultivavam e se defendiam em comunidade. A chegada dos colonos desmantelou sua confederação, forçando migrações e vida em reservas. Atualmente, vivem em reservas e comunidades fora delas.

Iroquois (Haudenosaunee)

Os Comanche, mestres equestres e guerreiros, dominaram as Grandes Planícies do sul nos séculos XVIII e XIX. Originários das Montanhas Rochosas, migraram para as Planícies, expulsando os apaches. Falavam Nʉmʉ tekwapu, um dialeto do shoshone, e seu nome deriva de "inimigo" na língua ute.

Comanche

Os Seminoles, originários da Flórida, resistiram às Guerras Seminole, refugiando-se em pântanos. Única tribo americana a nunca assinar um tratado de paz, organizavam-se em itálwas e seguiam parentesco matrilinear. Em 1957, adotaram uma constituição que formou a tribo Seminole da Flórida, reconhecida pelo governo dos EUA.

Seminole

Os Hopi, uma das tribos mais antigas, vivem no Arizona e preservam práticas agrícolas e espirituais, valorizando harmonia e equilíbrio. Organizados em clãs, seguem tradições como a profecia hopi, apesar da influência do modo de vida estadunidense. A maioria habita a Reserva Hopi, cercada pela Reserva Navajo.

Hopi

Os Blackfeet, habilidosos caçadores de bisões, têm uma cultura profundamente espiritual conectada à terra. A Confederação Blackfoot, ou Niitsítapi, reúne quatro nações: Peigan do Norte, Peigan do Sul, Kainai e Siksika. Localizadas em Alberta (Canadá) e Montana (EUA), compartilham idioma, cultura, tratados de defesa e laços matrimoniais.

Blackfeet (Pés Negros)

Os Shawnee, uma tribo de língua Algonquiana, resistiram à expansão americana no século XIX, com líderes como Tecumseh. Originalmente no Vale de Ohio, migraram para o oeste devido à pressão europeia. No século XIX, foram forçados a se deslocar para o Território Indígena, atual Oklahoma.

Shawnee

A tribo Mohave, também conhecida como Aha macave, significa "pessoas que vivem ao longo do rio". Seus descendentes vivem perto ou dentro das reservas do Rio Colorado e Mohave, que abrangem Califórnia, Arizona e Nevada. Criadas em 1865 e 1870, as reservas são compartilhadas com outras tribos, mantendo suas culturas próprias.

Mohave

Os Arapaho, também chamados "Gente-do-Vaca", são um povo indígena do Colorado e Wyoming, aliados dos Cheyenne e Sioux. Sua língua é algonquina, próxima ao Gros Ventre. Em 1850, se dividiram em duas tribos: Arapaho do Norte, na Reserva Wind River, e Arapaho do Sul, em Oklahoma.

Arapaho

A Confederação Caddo era uma rede de povos indígenas das florestas do sudeste, habitando o nordeste do Texas, oeste da Louisiana, sudoeste do Arkansas e sudeste de Oklahoma. Antes do contato europeu, eram parte da cultura Caddoan Mississippian. No século XIX, foram forçados a reservas, sendo removidos em 1859.

Caddo

Os Cheyennes, conhecidos como o "Povo Belo", foram um povo indígena nômade, caçadores de búfalos, com um governo organizado e grande espiritualidade. Viviam inicialmente em Minnesota, mas foram forçados a migrar para o Oeste devido à expansão europeia. Foram vítimas de massacres, como o ataque ao acampamento de Sand Creek.

Cheyennes

O povo Creek, parte do grupo Muscogee, habitava a Geórgia e o Alabama. Organizados em clãs, as mulheres trabalhavam na agricultura e os homens caçavam. Após uma guerra contra os EUA (1813-1814), foram forçados a se mudar para Oklahoma, onde vivem atualmente na Nação Muscogee.

Creek

Os inuítes, nômades nativos do Alasca, vivem principalmente no estado, com cerca de 19 mil inupiates. Sua subsistência é baseada em caça, pesca e coleta. A caça à baleia é essencial. Apesar de adotar tecnologias modernas, como eletricidade e motores, mantêm suas tradições culturais e práticas ancestrais.

Inuítes

Os moicanos são um povo indígena dos EUA, atualmente no Wisconsin. Originalmente uma confederação de cinco tribos no vale do rio Hudson, falavam a língua moicana. Após conflitos com os mohawks e europeus, migraram para Massachusetts. Durante a Guerra de Independência, aliaram-se aos estadunidenses, participando de batalhas importantes.

Moicanos

Os lenapes eram um grupo de tribos indígenas dos Estados Unidos, com uma cultura e língua comuns, habitando a região de Lenapehoking, entre os rios Delaware e Hudson. Organizados em clãs matrilineares, praticavam agricultura, caça e pesca. O comércio de peles com os colonos europeus afetou sua população e recursos.

Lenapes