Os Karajás vivem às margens do Araguaia, preservam tradições, subsistem da pesca e destacam-se pela arte "Ritxoko".
Região: Goiás, Tocantins, Mato Grosso e Pará
Aproximadamente 4.000 pessoas
Os Kaingang são um dos maiores povos indígenas do Brasil, com cultura ligada à terra e agricultura, enfrentando desafios para preservar suas terras devido à expansão agrícola.
Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina e São Paulo
Aproximadamente 37.000 pessoas
Os Terena, integrados à sociedade, preservam suas raízes culturais. Destacam-se na agricultura, organização política e na luta pela terra no Pantanal.
Mato Grosso do Sul e São Paulo
Aproximadamente 30.000 pessoas
Os Pataxós, indígenas da costa atlântica, possuem rica cultura e enfrentam desafios pela demarcação de terras, com conflitos envolvendo fazendeiros e turismo, especialmente em Porto Seguro.
Bahia e Minas Gerais
Aproximadamente 13.000 pessoas
Os Kayapós são famosos por sua luta pela Amazônia, rituais, pintura corporal, cocares e habilidade em comunicar-se com líderes globais contra desmatamento e mineração.
Pará e Mato Grosso
Aproximadamente 11.000 pessoas
Os Xavantes, conhecidos por sua resistência cultural e militar, habitam o cerrado brasileiro, mantendo uma organização social rígida e lutando pela preservação de suas tradições.
Centro-Oeste (Mato Grosso)
Aproximadamente 22.000 pessoas
Os Tupis, primeiros povos indígenas em contato com colonizadores, habitavam a costa brasileira. Sua língua influenciou o português, e suas palavras permanecem no vocabulário atual.
Litoral do Brasil
Diversos subgrupos
Os Tikunas, maior grupo indígena da Amazônia, destacam-se em rituais, pesca, agricultura, artesanato e enfrentam desafios com a exploração madeireira e invasão de terras.
Amazonas, fronteira com Colômbia e Peru
Aproximadamente 53.000 pessoas
Os Yanomamis são uma grande tribo da Amazônia, vivendo da caça, pesca e agricultura. Suas aldeias enfrentam ameaças de mineração e exploração, gerando conflitos e doenças.
Norte (Roraima e Amazonas) e Venezuela
Aproximadamente 28.000 pessoas
Os Guaranis, povo indígena do Brasil, Paraguai e Argentina, possuem três subgrupos principais: Kaiowá, Nhandeva e Mbyá, e têm forte relação espiritual com a terra.
Sul e Sudeste (Paraná, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro e Paraguai)
Aproximadamente 85.000 pessoas