Garrafas plásticas são seguras para serem reutilizadas

Apesar do que algumas pessoas acham, garrafas plásticas são seguras para reutilização, contanto que você as limpe antes de reutilizá-las.

Isso é algo que foi revisto pela FDA. A maioria das garrafas plásticas que compramos e bebemos são feitas de polietileno tereftalato, ou PET. É comum pensar que PET é inutilizável para a reciclagem, porém isso é apenas uma histeria.

Contanto que você limpe a garrafa antes de reutilizá-la (assim como você deveria limpar tudo que vai reutilizar) é perfeitamente seguro. Plásticos geralmente são materiais limpos, então as garrafinhas não devem conter mais bactérias do que qualquer outra embalagem.

A bactéria vive em ambientes úmidos e quentes, então qualquer garrafa pode ser a casa de uma bactéria sem ser limpa antes. Então porque as garrafas plásticas não são seguras? – Por causa de um e-mail que circulou na internet. Nele, falavam que dioxinas se formavam nessas garrafas quando eram reutilizadas, algo que não é verdade. O fato é que não há nenhuma certificação científica para isso e que é apenas uma lenda urbana.

Publicidade

Publicidade

Mega Interessante
Curiosidades, fatos interessantes, mistérios e muito mais!

Leia também: