Barbara Bush já pediu desculpas a Marge Simpson

Após criticar Os Simpsons, Barbara Bush recebeu uma carta de Marge, que de tão notável foi respondida pela ex-primeira-dama dos Estados Unidos.

Com Os Simpsons agora em sua 27ª temporada, que é tão difícil de lembrar o quão controversa a série animada foi quando estreou em dezembro de 1989 (depois de aparecer como curta animação de 1987 à 1989 em Tracy Ullman Show). Somente a ideia do jovem Bart Simpson, que desrespeitava qualquer tipo de regra, foi visto como um péssimo exemplo para os jovens. Logo no início, um dos principais “adversários” para a animação foram o então Presidente George H. W. Bush e sua esposa, Barbara Bush.

Marge Simpson e Barbara Bush
Em outubro de 1990, a revista People entrevista a primeira-dama, e então todos os holofotes se voltam para a cultura popular e Os Simpsons, com Bush dizendo que, “foi a coisa mais estúpida que eu já vi, mas se trata de uma família, então ok.”

Apenas a primeira parte da citação foi publicada – era a coisa mais estúpida que ela já tinha visto – e em resposta ao que Bárbara Bush disse, o produtor James L. Brooks e a equipe criativa dos Simpsons revidaram com uma carta escrita (e assinada) por Marge Simpson. Aqui está um trecho da carta:

Publicidade

Eu tento ensinar meus filhos Bart, Lisa e até mesmo a pequena Maggie, a sempre dar o benefício da dúvida mas não falar mal de alguém, nem que esse alguém seja rico. É difícil difícil fazê-los entender este conselho quando até mesmo a primeira-dama do país chama-nos de “a coisa mais estúpida” que ela já viu. Madame, se somos a coisa mais estúpida que você já viu, Washington então deve ser o contrário do que dizem nas reuniões da igreja.

Publicidade

A carta, assinada “Com grande respeito, Marge Simpson” termina com um pedido a primeira-dama para acabar com a polêmica. Tal carta foi notável o suficiente para que Barbara Bush resolvesse responder, também através de uma carta.

Querida Marge,
Quanta gentileza a sua. Estou feliz por você expor sua visão. Eu tolamente não sabia que você tinha uma. Estou olhando para uma foto sua em um copo de plástico, com seu cabelo azul rodeado por pássaros rosas. Evidentemente, você e sua família encantadora – Lisa, Homer, Bart e Maggie – estão acampando. Isso é uma boa cena familiar. Claramente, você está sendo um bom exemplo pro resto do país.
Por favor, perdoe minha língua frouxa.
Calorosamente,
Barbara Bush
OBS: Homer parece ser um cara bacana!

Contudo, a trégua entre Bush e a família Simpson não durou muito tempo, no início de 1992 quando presidente Bush foi candidatado a reeleição (uma das suas principais campanhas era “valores familiares”), ele fez um discurso a uma organização religiosa onde disse, “vamos continuar tentando fortalecer a família americana, para fazer se parecer mais com os Waltons e menos com os Simpsons.”



O próximo episódio dos Simpsons programado para ir ao ar na Fox, era uma repetição, mas a equipe trabalhou rapidamente em uma nova abertura dos Simpsons mostrando um discurso na TV, com Bart falando “Hey, nós somos apenas como ‘Os Waltons‘. Estamos orando por um fim à depressão também.”

Quatro anos depois, Os Simpsons lançaram um clássico episódio com o título “Dois maus vizinhos“, onde o agora ex-presidente Bush (que falhou na tentativa de reeleição em 1992) e sua esposa Barbara se mudam para a casa da frente dos Simpsons, tornando-se o novo inimigo de Homer viram inimigos. Marge e Barbara, contudo, permanecem amigas.

Publicidade

Caroline Borges
Caroline, 17 anos e Catarinense. Amo tatuagens, fotografia é minha arte. Prazer! Twitter: @carotaria / Instagram: @cborgesb

Leia também: