10 invenções perdidas que poderiam nos ajudar hoje

Algumas invenções geniais e que nos ajudariam muito nos tempos modernos se perderam ao longo dos anos. Reunimos aqui as 10 melhores invenções perdidas.

Há muitas invenções que teriam sido muito úteis para nós que, infelizmente, foram perdidas ao longo dos anos. Aqui estão 10 invenções perdidas que poderiam nos ajudar hoje.

Publicidade

Vidro flexível


Durante o reinado do Imperador Tibério César, um fabricante de vidro veio à realeza com uma tigela de vidro. Não impressionado com o que foi trazido à sua frente, o imperador jogou a tigela no chão. Quando a tigela apenas inclinou em vez de quebrar, o Imperador fez com que o inventor fosse eliminado por medo de que essa tigela flexível pudesse prejudicar o valor do ouro.

Starlite



Starlite é um material revolucionário de isolamento desenvolvido por um homem chamado Maurice Ward, um químico amador, na década de 1980. Este isolamento tem a incrível habilidade de suportar calor e impacto – uma demonstração televisionada mostrou o material protegendo completamente um ovo cru de um maçarico. Infelizmente, Ward morreu em 2011 antes de contar a outros os segredos por trás do material.

Carburador Ogle


Há todos os tipos de rumores sobre pessoas criando maneiras de melhorar drasticamente a eficiência de combustível de um carro, mas a história de Tom Ogle é diferente. Em 1970, Ogle desenvolveu um novo tipo de carburador que poderia pressurizar a gasolina em um vapor e depois injetá-la. Quando Ogle instalou o carburador em seu Ford Galaxie, ele percorreu 182 quilômetros com um galão. Em 1978, um representante da Shell Oil ofereceu 20 milhões de dólares e Ogle recusou, alegando que seu projeto nunca seria conhecido pela população caso aceitasse. A invenção nunca veio ao público devido a contratempos de licenciamento e a morte de Ogle em 1981.

Sistema de Codificação Sloot Digital


Esta invenção impressiona os especialistas em dados até hoje. No final da década de 1990, um técnico de eletrônica holandês chamado Romke Jan Berhnard Sloot, apresentou um verdadeiro sistema de codificação inovador aos executivos da Philips. Esse sistema foi capaz de reduzir o tamanho de um arquivo tão grande como um filme para apenas 8KB. Ele surpreendeu todos os executivos depois de mostrar a eles 16 filmes armazenados em um chip de 64KB ao mesmo tempo. Em 1999, dois dias antes de entregar o código fonte, Sloot morreu misteriosamente.

Transmissão de energia sem fio


A capacidade de distribuir energia sem fio em uma escala global é algo que seria extremamente útil hoje. Nikola Tesla deslumbrou o público ao realizar demonstrações de curto alcance desta tecnologia, alimentando lâmpadas a 100 metros de distância. Mas Tesla sabia de uma maneira de melhorar drasticamente sobre isso: permitir que a eletricidade seja transmitida através da atmosfera terrestre. Ao começar a trabalhar em estações de recepção de alta altitude, o financiamento caiu e seu trabalho nunca foi concluído.

Publicidade

Fogo grego


Durante o Império Romano, os inventores criaram uma arma incendiária que poderia queimar mesmo quando estivesse em contato com a água. A substância recebeu o nome de Fogo grego. Embora tenhamos criado armas semelhantes, a composição da substância foi perdida no tempo, pois era um segredo militar bem guardado.

Corte das pedras incas


Existem algumas técnicas antigas que ainda nos desconcertam até hoje e a cantaria Inca é uma dessas. Trabalhar com pedras grandes e pesadas é uma tarefa difícil, mas quando você olha as estruturas Inca, você pode ver que as junções entre os blocos de pedra é tão apertada que você não conseguiria nem passar uma lâmina de barbear entre eles. Ainda não se sabe como conseguiram mover pedras tão pesadas e colocá-las de forma tão precisa.

Silphium


Durante a época da Roma antiga, as pessoas usavam uma planta conhecida como Silphium como um contraceptivo. Um membro da família do funcho, as folhas desta planta, quando moídas, podem matar o esperma. Após essa descoberta, a planta rapidamente foi extinta devido ao alto consumo. Ainda não sabemos o que na composição biológica desta planta deu essa habilidade.

Nikola Tesla e seu “raio da morte”


Outra das muitas invenções de Nikola Tesla foi o “raio da morte“. Tesla foi até os militares dos EUA compartilhando uma ideia de uma arma que poderia ser disparada a partir de distâncias notáveis. Os planos para o dispositivo nunca foram vistos, mas que muitos especulam que poderia ter sido um laser primitivo ou um dispositivo que disparava tungstênio microscópicos com força intensa. Os militares não investiram na arma, então a ideia não foi longe.

Aço damasco


O aço damasco era um tipo muito forte de aço, amplamente utilizado em espadas e facas no Oriente Médio de 1100 d.C. a 1700 d.C. Dizia-se que a força e a incrível capacidade de corte deste metal eram tão ótimas que podiam cortar pedras e cortar espadas mais fracas pela metade. Acredita-se que este aço foi feito com aço wootz e foi moldado e misturado para criar um padrão de lâmina.

Publicidade

Mega Interessante
Curiosidades, fatos interessantes, mistérios e muito mais!

Leia também: